Sociedade

Equilíbrio nas alturas e uma praia algarvia como cenário

Reuters/Philippe Wojazer

Uma artista de funambulismo vai andar sobre um fio a três dezenas de metros de altura sem qualquer rede de segurança.

Um cabo de 150 metros suspenso a 30 metros de altura e uma mulher a desafiar a gravidade. São os condimentos necessários para Traversé, um espetáculo de funambulismo. A artista francesa Tatiana-Mosio Bongonga terá como único suporte um fundo musical. O cenário é a praia da Amoreira, em Aljezur.

Giacomo Scalisi, diretor artístico do projeto Lavrar o Mar que traz esta companhia incluída na iniciativa 365 Algarve, sublinha que "o espetáculo decorre no meio de um vale, sem segurança nenhuma"

Com uma curiosidade: o cabo por onde andará a artista será segurado por 40 pessoas, ​​​​​​muitas delas pertencentes à população local.

Esta companhia francesa, a Basinga, fez durante duas semanas uma residência artística em Monchique e Aljezur onde, quem quis, pôde experimentar andar sobre um cabo.

Houve pessoas que experimentaram e quiseram repetir e para algumas crianças "foi a coisa mais natural do mundo andarem sobre um cabo".

Tatiana Bongonga é das poucas mulheres a fazerem estes espetáculos. Tendo começado a andar aos sete anos sobre um fio, a dez metros de altura, nunca mais largou o espetáculo. Tem percorrido toda a Europa com a sua arte.

A entrada para o espetáculo Traversé custa cinco euros e é grátis para menores de 6 anos.