Saúde

Enfermeiros acabam com greve que nunca começou

Lisboa, 08/03/2019 - Milhares de enfermeiros dirigem-se esta tarde para o Hospital de Santa Maria em Lisboa durante uma greve convocada pela ASPE e FENSE para a realização duma 'Marcha Branca' em homenagem aqueles profissionais de saúde. ( Gustavo Bom / Global Imagens ) Gustavo Bom / Global Imagens

Sindicato decide dar mais espaço às negociações com o Governo.

Depois de três suspensões, o Sindicato Democrático dos Enfermeiros (Sindepor) desconvocou, de vez, a greve total ao trabalho que estava marcada para este mês de abril.

A última suspensão era válida até esta terça-feira, mas o presidente do sindicato, Carlos Ramalho, adianta à TSF que as negociações com o Ministério da Saúde continuam a decorrer, sendo preciso "dar espaço, tempo e prioridade ao diálogo, sem nunca esquecer a possibilidade de novas formas de luta".

Este sindicato, que esteve envolvido na greve que parou vários blocos operatórios no final de 2018 e início de 2019, reclama mudanças ao acordo coletivo de trabalho dos enfermeiros.

Além da revisão da carreira especial de enfermagem, o Sindepor defende a "justa e correta contagem dos pontos para efeito de descongelamento das progressões, a todos os enfermeiros, independentemente do vínculo", a "correta aplicação da legislação e pagamento do suplemento remuneratório a todos os enfermeiros especialistas em funções e a admissão de mais profissionais.