Mundo

Há outra tempestade a caminho de Moçambique. Os conselhos aos portugueses

Maria Jofresse, 25, speaks with her neighbors as they wash clothes in flood water in the aftermath of Cyclone Idai, next to the village of Cheia, which means "Flood" in Portuguese, near Beira, Mozambique, April 2, 2019. Maria Jofresse lost her two children to the storm. In the midst of the floods, she dug their small graves but can't find them anymore. "People suffered indeed but no one suffered as I did because I lost the most precious things I had - my kids," she said. REUTERS/Zohra Bensemra SEARCH "BENSEMRA FLOOD" FOR THIS STORY. SEARCH "WIDER IMAGE" FOR ALL STORIES. REUTERS

Depois do ciclone Idai, uma tempestade tropical pode chegar ao norte de Moçambique já esta quinta-feira. O Governo português lembra as medidas de precaução a adotar.

Há uma tempestade a caminho de Moçambique e os portugueses que vivam no país ou tencionem para lá viajar devem estar alerta.

O conselho é do Governo, numa altura em que se está a formar uma tempestade tropical intensa que deve afetar a região de Nampula e Cabo Delgado, em Moçambique, e também o sul da Tanzânia.

Acompanhar o evoluir da tempestade através dos órgãos oficiais e comunicação social, não circular em zonas ribeirinhas ou no perímetro de bacias hidrográficas, não usar estradas que representem perigo para a circulação e evitar permanecer em lugares que tenham árvores, postes ou torres são os conselhos de José Luís Carneiro.

Para quem está a viajar, o secretário de Estado recomenda ainda que devem evitar a travessia de leitos de rio e procurar "estacionar em locais protegidos e resguardados de objetos que possam constituir perigo", além de obedecer às instruções das autoridades.

Moçambique ainda não recuperou totalmente depois do ciclone Idai e mmantêm-se as dificuldades de circulação e de comunicação em algumas zonas do país, como Sofala.

Esta nova tempestade tropical em formação no oceano Índico deverá chegar já esta quinta-feira ao norte de Moçambique, com ventos fortes e chuva torrencial.

Carolina Rico com Teresa Dias Mendes