Mundo

Papa doa meio milhão de dólares para ajuda aos migrantes retidos no México

epa07450101 Pope Francis blesses faithful during his weekly general audience in Saint Peter's Square, Vatican City, Vatican, 20 March 2019. EPA/MAURIZIO BRAMBATTI EPA

Estima-se que mais de 75 mil pessoas, incluindo mulheres e crianças, estejam em centros de acolhimento no território mexicano.

O papa Francisco destinou meio milhão de dólares (448 mil euros) para que a Igreja do México possa continuar a ajudar os migrantes bloqueados no país a caminho dos Estados Unidos, informou o Vaticano.

O dinheiro é parte dos donativos dos fiéis que financiam as obras de caridade do Vaticano e destina-se a 26 projetos de 16 dioceses e congregações religiosas mexicanas.

A doação do papa, muito atento à questão da migração, surge depois da Igreja mexicana ter pedido ajuda ao Vaticano "para continuar a dar alojamento, comida e artigos de primeira necessidade" aos migrantes.

"Graças a estes projetos, à caridade e solidariedade cristãs, os bispos mexicanos esperam poder continuar a ajudar os irmãos e irmãs que imigram", refere um comunicado do Vaticano.

O texto explica que nos últimos tempos milhares de imigrantes -- homens, mulheres e crianças -- chegaram ao México após percorrerem milhares de quilómetros, cruzando países como Honduras, El Salvador ou Guatemala, em fuga "da pobreza e da violência".

Em 2018, chegaram ao México seis caravanas de migrantes, com cerca de 75.000 pessoas.

"Todas estas pessoas ficaram bloqueadas por não poderem entrar nos Estados Unidos, sem casa nem meios. A Igreja Católica acolhe milhares delas nos abrigos das dioceses e das congregações religiosas, dando-lhes o necessário para viver, como um teto ou roupa", indica o Vaticano.

Sublinha que "a cobertura mediática desta emergência tem vindo a diminuir e em consequência reduziu-se também a ajuda aos migrantes por parte do governo e dos privados".