Mundo

Puigdemont destaca resultado "histórico" dos independentistas

epa07496017 Former Catalan leader Carles Puigdemont gives a press conference to present his candidature and Junts per Catalunya list for the European election at the Press Club in Brussels, Belgium, 10 April 2019. EPA/STEPHANIE LECOCQ EPA

Partidos independentistas alcançaram 22 lugares no Parlamento espanhol nas eleições gerais.

O antigo presidente do Governo regional catalão Carles Puigdemont destacou a elevada participação dos catalães nas eleições gerais espanholas e sublinhou os 22 assentos conquistados pelos partidos independentistas.

"A Catalunha teve um resultado excelente", disse Puigdemont, em Bruxelas, onde está exilado, valorizando o "triplo objetivo" - na sua opinião - alcançado a nível de "democracia", "independência" e "votos aos presos e exilados".

Puigdemont felicitou o PSOE (socialista, do atual chefe do Governo, Pedro Sánchez) por ter vencido as eleições e a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) pelo seu "grande resultado", que classificou como "histórico".

Sobre JuntsxCataluña, considerou que teve um "bom resultado" e valorizou que o seu partido tenha conseguido sete lugares "em condições dificílimas" e quando, durante a campanha", lhe davam, "com generosidade, quatro" assentos.

"Nenhum acertou", disse, numa referência às sondagens e à imprensa que antecipava uma queda do JuntsxCat.

Por outro lado, o antigo governante catalão destacou a vitória da democracia, afirmando que "não há lugar para a extrema-direita, tiveram uma representação quase anedótica".

A ERC venceu as eleições gerais na Catalunha, com 15 deputados, quando estavam contados 98,7% dos votos, e supera já um milhão de votos, enquanto o Partido Socialista catalão ficou em segundo lugar, com 12 lugares e a um ponto de distância dos republicanos.

Lusa