Sociedade

Médicos marcam greve nacional para o final de junho

Ivan Del Val/Global Imagens/Arquivo

A reunião entre os sindicatos e o Ministério da Saúde terminou sem acordo.

Os médicos anunciaram uma nova greve nacional para o final do mês de junho após uma reunião com o Ministério da Saúde, que terminou sem qualquer acordo.

"Fomos empurrados para um processo de greve que não desejamos. Não queremos causar dano aos nossos utentes. Mas o Ministério da Saúde não respondeu, não só à questão da dedicação plena, que estamos totalmente disponíveis para discutir, quer também à diminuição das horas de urgência no trabalho normal dos médicos, libertando tempo para as listas de espera, cirurgias e consultas", explicou o presidente do Sindicato Independente dos Médicos.

Em declarações registadas pela RTP3, Jorge Roque da Cunha acrescentou ainda que o ministério liderado por Marta Temido também não respondeu às revisões da carreira reivindicadas pelos médicos, garantindo que irão realizar uma paralisação nacional de 24 horas na última semana de junho. A data exata da greve convocada pelo Sindicato Independente dos Médicos e da Federação Nacional dos Médicos, será comunicada mais tarde.