Sociedade

Em Loures há "800 mil pessoas à espera do metro na paragem do autocarro"

Loures, 07/05/2019 - Decorreu esta manhã no Loures Shopping a conferência: "Sustentabilidade na Área Metropolitana de Lisboa". Joaquim Santos, Bernardino Soares, Fernando Medina (Filipe Amorim / Global Imagens) Filipe Amorim / Global Imagens

Autarcas unidos na esperança de ver o metropolitano chegar mais longe e mais a oeste numa conferência organizada pela TSF em parceria com a Câmara Municipal de Loures.

Cores políticas à parte, a mobilidade é uma cruzada dos 18 municípios que fazem a Área Metropolitana de Lisboa (AML). Esta união já manifestada quando foi criado o Passe Único foi bem patente nas diversas intervenções. Escutaram-se várias sensibilidades e Bernardino Soares que lidera uma autarquia CDU e tem andado a pregar pela extensão do metropolitano até Loures até conseguiu manifestações de apoio insuspeitas como as palavras de Hélder Silva, presidente PSD da Câmara de Mafra, a defender as reivindicações do vizinho. Afinal são quase 800 mil habitantes em toda a zona norte da Área Metropolitana de Lisboa que, - como diz a canção de Sérgio Godinho, - continuam "à espera do metro (comboio no original) na paragem do autocarro".

Bernardino Soares exige uma resposta do governo e uma solução seja a extenso do metro ou qualquer outra solução de ferrocarril para os milhares de movimentos pendulares de e para Lisboa.

A comissão de utentes de Santo António dos Cavaleiros lembrando uma célebre campanha eleitoral quando António Costa foi candidato a Loures acrescentou que "já é tempo de se deixarem de burros e Ferraris e olharem para a questão com outros olhos".

Fernando Medina, o presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa da ALM, vê boas perspetivas e disse no encerramento da conferência da TSF organizada com apoio do município de Loures que está a ser preparado um plano de investimento da Área Metropolitana para novas infraestruturas pesadas. São mil e cem milhões de euros que precisam de ter consenso autárquico para serem negociados com o governo.

Este é um dos objetivos da Área Metropolitana de Lisboa nas questões de mobilidade depois da criação do Passe Único, tema sobre o qual muito se disse e que envolveu tudo, todos e até sentimentos. A autarca da Amadora, Carla Tavares, relembrando o processo dessa criação, referiu-se ao "mais abrangente dos processos em que participou como autarca e já levo uns anos disto".

Passe Único conquista 100 mil novos "clientes" no primeiro mês

Esta iniciativa que decorreu na sala 6 do LouresShopping foi aproveitada para fazer uma análise primária aos resultados de abril, o primeiro mês de funcionamento do Navegante. Orgulhoso, o Primeiro secretário da Área Metropolitana de Lisboa, Carlos Humberto, avançou que comparativamente a abril de 2018 foram vendidos mais de 100 mil novos passes. Carlos Humberto frisou que "são números ainda não consolidados mas representam um aumento de 15 a 20%". Ficou também a promessa do lançamento de um concurso até ao período de férias para o reforço e aumento da oferta de soluções rodoviárias na região.

Do painel que juntou agentes económicos, especialistas e operadores de transportes saíram várias ideias. O Mercado Abastecedor de Lisboa abordou a questão da logística que pode e deve ser partilhada no novo paradigma da mobilidade enquanto a Rodoviária de Lisboa pediu tempo e um modelo de transição para um melhor o relacionamento entre os operadores e a Área Metropolitana de Lisboa, agora autoridade regional do transporte rodoviário mas com pretensões a ficar também com a gestão do fluvial e ferroviário.