Mundo

Israel vai criar um colonato com o nome de Donald Trump

FILE PHOTO: U.S. President Donald Trump shakes hands with Israel's Prime Minister Benjamin Netanyahu as they pose on the West Wing colonnade in the Rose Garden at the White House in Washington, U.S., March 25, 2019. REUTERS/Leah Millis/File Photo REUTERS

O primeiro-ministro israelita anunciou o início do processo para um novo colonato judaico no território sírio ocupado dos montes Golã, com o nome do Presidente dos EUA.

"Prometi que iríamos estabelecer uma comunidade com o nome e em honra do Presidente [Donald] Trump. Quero informar que já selecionamos um lugar nas colinas dos [montes] Golã, no qual será estabelecida esta nova comunidade e já iniciámos o processo", afirmou Benjamin Netanyahu à imprensa ao início da manhã, antes da reunião semanal com o seu gabinete.

"Enviarei uma decisão para aprovação oficial pelo novo Governo, assim que este seja formado", acrescentou Netanyahu, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

Em março, o presidente norte-americano reconheceu a soberania de Israel naquele território. O anúncio feito por Donald Trump foi polémico, uma vez que contradiz o consenso internacional até então de não reconhecer os montes Golã, ocupados desde 1967, como território israelita.

O primeiro-ministro assinalou ainda que Israel comemorará esta semana o primeiro aniversário da abertura da embaixada dos EUA em Jerusalém, que será concluída em breve com a transferência da residência oficial do embaixador, David Friedman, mostrando novamente a sua gratidão para com Donald Trump "por esta decisão histórica".