Mundo

Avião birmanês aterra de emergência sem rodas da frente

epa07564616 Emergency services at the site where a Myanmar National Airlines plane made an emergency landing, at the Mandalay International Airport, Mandalay, Myanmar, 12 May 2019. Myanmar National Airlines flight UB-103 carrying 82 passengers and 7 crews on board successfully grounded after one of its landing gears failed, forcing the jet into an emergency landing without its nose gear. EPA/STRINGER EPA

Piloto foi obrigado a manobra de aterragem cuidadosa para não usar as rodas dianteiras.

Um avião da companhia aérea de bandeira birmanesa, a Myanmar Airways, foi obrigado a aterrar de emergência no aeroporto de Mandalay depois de uma falha nas rodas dianteiras.

Nenhum dos 82 passageiros e membros da tripulação da aeronave ficaram feridos no incidente que aconteceu na primeira hora da manhã, segundo o portal de notícias Eleven Media, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

Graças a um vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver a aproximação do avião, um Embraer 190, que depois de tocar no solo com as rodas laterais, inclina-se cuidadosamente para acabar a deslizar com o 'nariz' pela pista até parar completamente.

Antes de fazer a manobra de aterragem, o piloto sobrevoou a zona para reduzir ao mínimo a quantidade de combustível, por motivos de segurança.

Na passada quarta-feira, mais de uma dezena de pessoas ficaram feridas no aeroporto internacional de Yangon, depois de um avião da companhia do Bangladesh, Biman, ter saído da pista durante a aterragem.

Lusa