Economia

Barreiro reforça autocarros em dias de greve de mestres da Soflusa

José Carlos Carvalho/Global Imagens (arquivo)

O município do Barreiro anunciou o aumento das ligações rodoviárias dos transportes públicos à estação ferroviária.

A câmara municipal do Barreiro anunciou o aumento das ligações por autocarro à estação de comboios da FERTAGUS em Coina.

Este é um apoio temporário para responder à greve dos mestres da Soflusa, explica à TSF o autarca Frederico Rosa. Será implementado quinta e sexta-feira, mas pode ser alargado "mais alguns dias", não mais do que isso.

"Para resolver este problema da Soflusa não podemos colocar pensos rápidos e pensar que soluções de recurso vão passar a ser regulares", diz Frederico Rosa.

O presidente da Câmara do Barreiro considera que foi dado um passo importante para a contratação de trabalhadores. "Se é um serviço regular tem de ter um quadro de pessoal com capacidade", e não suportado por horas extraordinárias, considera.

Os mestres da empresa responsável pelas ligações fluviais entre Barreiro e Lisboa, iniciam esta quinta-feira uma greve parcial, de três horas por turno, pela contratação de novos profissionais, que se prolonga até sexta-feira e implicará perturbações no serviço.

Também esta quinta-feira, os mestres da empresa começam uma greve às horas extraordinárias, que se deve prolongar até final do ano, devido à "falta de profissionais".

Fonte oficial do ministério do Ambiente garante à TSF que até às 9h30 saíram do Barreiro três embarcações com destino a Lisboa e não um, como estava previsto.

Carolina Rico com Ana Cristina Henriques