Cultura

Bush e Franz Ferdinand no Porto

Os Franz Ferdinand atuam no Porto a 25 de maio Adelino Meireles / Global Imagens (arquivo)

O North Music Festival começou em Guimarães mas fixou-se há dois anos na Alfândega do Porto, local que permite usufruir da música do cartaz mas também do Rio Douro ali tão perto.

Bush e Franz Ferdinand são alguns dos nomes de peso da edição deste ano que conta ainda com Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra, Bastilhe ou a selecção nacional com nomes como os Expensive Soul, a comemorar 20 anos e logo na abertura do North Music Festival, e ainda Capitão Fausto ou Glockenwise, entre outros, distribuídos por três palcos; o principal, um indoor e o sunset.

Pormenor importante neste festival é o tempo de atuação dos cabeças de cartaz. Como salientou Jorge Veloso, da Vibes & Beats, a promotora do North Music Festival, em conversa com a TSF, neste festival, não é pedido aos headliners que façam atuações limitadas em termos de tempo, permitindo que os nomes maiores façam espetáculos que na edição do ano passado chegaram a ultrapassar a hora e meia.

Na edição número três do North Music Festival vão estar presentes também os Prodigy, pelo menos em espírito e também em versões das outras bandas.

O repto para a homenagem foi lançado pela organização pedindo para lembrar a banda do falecido Keith Flint que no ano passado protagonizou um dos grandes espetáculos do festival.

Para além da música há outras propostas, como Wine Gardens ou espaços de restauração no recinto do festival, a Alfandega do Porto.

Sexta-feira, primeiros sons com Expensive Soul, no palco principal vão ainda atuar Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra e os Bush.

No segundo dia, destaque para Bastille ou Franz Ferdinand mas há também Capitão Fausto, Glockenwise ou Moullinex em DJ Set entre outras propostas do North Music Festival.

Miguel Fernandes