Lusa

Preço do barril Brent desce 0,74% para 65,06 dólares

Londres, 01 jul 2019 (Lusa) -- O preço do barril de Brent para entrega em setembro acabou hoje no mercado de futuros de Londres em baixa de 0,74%, para os 65,06 dólares.

O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, concluiu a sessão no International Exchange Futures a cotar 49 cêntimos abaixo dos 65,55 dólares com que terminou as transações na sexta-feira.

Entre outros fatores, os analistas do mercado mencionaram a inauguração em Viena da 176.ª conferência da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), na qual o presidente em exercício, o venezuelano Manuel Quevedo, fez um apelo contra as sanções que os EUA estão a aplicar a alguns produtores.

O Governo norte-americano mantém um embargo petrolífero contra o Irão e determinou mais medidas para dificultar a comercialização do crude venezuelano.

Por outro lado, o ministro do Petróleo saudita, Jalid al-Falih, defendeu a necessidade de prolongar por nove meses o corte na produção por parte da OPEP e outros aliados, como a Federação Russa, para equilibrar o mercado.

Os 14 membros da OPEP e 10 outros Estados produtores tinham acordado a redução em 1,2 milhões de barris por dia da sua produção no primeiro semestre do ano.