Lusa

Santo Tirso aumenta para 120 mil euros apoio anual aos bombeiros do concelho

Santo Tirso, Porto, 01 jul 2019 (Lusa) -- As três corporações de bombeiros de Santo Tirso vão receber este ano 120 mil euros de subsídio da câmara, que aumentou de 23 mil para 40 mil o apoio direto a cada uma, anunciou hoje a autarquia.

Em comunicado, a câmara, do distrito do Porto, dá conta de um aumento do apoio do "subsídio em 74% a cada uma das três corporações humanitárias do concelho: Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, Bombeiros Voluntários Tirsenses e Bombeiros Voluntários de Vila das Aves".

O subsídio anual direto passa de 23 mil para 40 mil euros.

"Esta é, acima de tudo, uma medida justa que vai permitir garantir um maior grau de operacionalidade das nossas corporações", disse o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, citado no documento.

Enfatizando tratar-se de um aumento que "estava a ser dialogado há algum tempo, razão pela qual não tinha ainda sido deliberada em reunião de câmara a atribuição do subsídio anual aos bombeiros", Alberto Costa adiantou que do diálogo estabelecido com as três corporações se concluiu ser este "um valor adequado", em face da "saúde financeira do município".

Também citado pelo documento, o presidente dos Bombeiros Tirsenses, Carlos Oliveira, em representação das três corporações, elogiou a "disponibilidade demonstrada" pela autarquia.

"Estamos satisfeitos, regozijamo-nos pela sensibilidade e vontade demonstrada nos encontros de trabalho que tivemos e que permitiu chegarmos até aqui", acrescentou.

Aos valores tornados públicos, lê-se ainda na nota de imprensa, "somam-se outras verbas concedidas pela câmara", como o "financiamento das Equipas de Intervenção Permanente (EIP), para garantir uma prontidão na resposta às ocorrências de socorro à população".

O município garante ainda apoio "através da atribuição de bolsas de estudo e de seguros, bem como benefícios através do Cartão Municipal do Bombeiro, criado em 2017, e que permite aos bombeiros ter acesso a isenção ou redução de taxas relativas a operações urbanísticas que se destinem à primeira habitação, prioridade na atribuição de habitação municipal ou subsídio ao arrendamento e acesso gratuito a iniciativas de caráter desportivo e cultural promovidas pela câmara".

Segundo o documento, os beneficiários do Cartão Municipal do Bombeiro podem ainda contar com uma redução de 50% nos preços a pagar pelos serviços e utilização de instalações desportivas de gestão municipal.