Évora, 02 jul 2019 (Lusa) -- Oito espetáculos e uma exposição preenchem a 20.ª edição do ciclo de concertos "Música e outras Artes nos Claustros", que decorre em Évora, a partir de sexta-feira e até dia 28 deste mês, divulgou hoje a organização.
O evento, promovido pela Associação Eborae Mvsica, tem lugar nos claustros do Convento dos Remédios.
Segundo a entidade promotora, a iniciativa é marcada "pela originalidade, dado que o seu objetivo é articular a música com diferentes formas de expressão artística, com qualidade artística e relevância cultural".
O concerto "Música e Cinema", que integra a projeção de imagens e vai ter Mauro Dilema ao piano e Andreia Fernandes no violino, marca o arranque do ciclo, às 21:30 de sexta-feira.
"Verão, Jazz e Cinema" pelo Coro Polifónico "Eborae Mvsica", com Ana Filipa Luz (piano) e Mário Lopes (bateria), sob direção do maestro Eduardo Martins, é a atividade agendada para sábado.
O ciclo de concertos "Música e outras Artes nos Claustros" prossegue, no dia 13, com o espetáculo "Veneza e os Limites da Moralidade", a cargo do grupo Os Músicos do Tejo.
A formação inclui Clint van der Linde (alto), Arthur Filemon (alto), Frederico Projecto (tenor), Carlos Monteiro (tenor), Tiago Mota (baixo), Daniel Zapico (tiorba), Luisa Cruz (narradora), Marta Araújo (cravo) e Marcos Magalhães (cravo e direção musical).
Já o artista plástico Bruno Gaspar, ao som das flautas tocadas por António Carrilho, vai pintar um quadro, na atividade designada "Infinitu", no dia 14, seguindo-se, no dia 19, "Ópera e Musicais", com Sofia de Castro (soprano), Inês Madeira (mezzo-soprano), Paulo Carrilho (tenor), Diogo Oliveira (barítono) e Abel Chaves (pianista).
A Eborae Mvsica divulgou que, para dia 20, está programado o espetáculo "Music'Alta" -- Danças da Renascença", com João Mateus (charamela, charamelinha, bombarda tenor e direção), Joaquim António Silva (bombarda alto, gaita-de-foles, alaúde), Hélder Rodrigues (sacabuxa tenor e sacabuxa baixo), Paulo Cordeiro (sacabuxa tenor), João Barroso (traverso, atabale, pandeiro), André Boita e Manuela Baroso (dançarinos).
O "cartaz" de dia 27 apresenta "Paralelismos", um espetáculo com Sandra Medeiros (soprano), Catarina Costa e Silva (bailarina) e a Orquestra Barroca de Mateus, constituída por Ricardo Bernardes (cravo e direção musical), Teresa Shimizu (violino I), Álvaro Pinto (violino II), Pedro Braga Falcão (violeta), Ana Raquel Pinheiro (violoncelo), Marta Vicente (contrabaixo), Luís Marques (oboé), Daniel Canas e André Maximino (trompas barrocas).
O último espetáculo do ciclo, um concerto poético, está marcado para dia 28 e intitula-se "D. Maria II - Viagens Breves", com a atuação de Patrizia Giliberti (piano) e Manuel Coelho (ator).
Ao longo do certame, segundo a organização, está patente ao público a exposição de fotografia e som "Claustrofonia", de António Carrapato (fotos) e com som (gravação e sonoplastia) de João Bacelar, que apresenta 20 imagens de vários claustros da cidade, cada uma com o seu próprio ambiente sonoro.