Vila Viçosa, Évora, 02 jul 2019 (Lusa) - A internacionalização do património e da indústria da pedra natural é o objetivo de um certame, dedicado aos mármores do Alentejo, que abre as portas no dia 19 deste mês em Vila Viçosa.
Segundo divulgou hoje a organização, a primeira edição do "Alstones - Pedras do Alentejo no Mundo" vai decorrer, até ao dia 28 deste mês, em vários espaços do centro histórico de Vila Viçosa, no distrito de Évora.
Promovido pela Câmara de Vila Viçosa, em parceria com outros seis municípios alentejanos, o certame pretende também privilegiar a ligação da pedra natural à arquitetura e ao design e valorizar a vertente dos distintos tipos e dos múltiplos contextos da aplicação da pedra ornamental.
O projeto prevê fomentar a pedra natural do Alentejo junto dos mercados interno e externo, com vista ao aumento das suas múltiplas utilizações, além de uma reflexão sobre a sua utilização no património, na arquitetura e na arte, numa lógica de inovação, empreendedorismo, internacionalização e desenvolvimento sustentável.
O programa integra o 8.º Congresso da Pedra Natural, nos dias 25 e 26, e o 4.º Simpósio de Escultura, que decorre entre 23 e 27.
Entre os expositores participantes contam-se empresas de extração e transformação de pedras naturais, máquinas e equipamentos para a indústria extrativa e transformadora de pedras naturais, cantaria e artesanato.
O projeto "Alstones" do município de Vila Viçosa conta com a parceria das câmaras municipais de Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Sousel.