Ribeiro e Castro considera que Nuno Melo falhou a tarefa de ser "o trator da lista do CDS" e "é o principal responsável pelo pior resultado" do partido em Europeias.
Agora que Pedro Mota se despede da Assembleia da República, José Ribeiro e Castro renova o desafio a Nuno Melo para que "regresse à política nacional" e assuma as responsabilidades pelo "pior resultado" do CDS em Europeias.
"Eu creio que o Dr. Nuno Melo deve sair e deve lugar ao Pedro Mota Soares para este possa iniciar o seu primeiro mandato e preparar depois um segundo mandato com a experiência que adquirir neste primeiro mandato", defendeu Ribeiro e Castro no programa da TSF Pares da República.
Para o antigo líder do CDS, é sobre Nuno Melo que recai a responsabilidade do mau resultado do CDS que, nas eleições de 26 de maio, elegeu apenas um eurodeputado, quando se propunha duplicar os lugares no Parlamento Europeu.
"O Dr. Nuno Melo é o principal responsável pelo derrota política do partido e não pode deixar de assumir essa responsabilidade. Ele foi convidado para ser o trator da lista e tinha como objetivo o crescimento, e teve o pior resultado, em eleições europeias, que o partido algum vez teve", criticou Ribeiro e Castro