Mundo

Guterres "preocupado" com falta de contenção policial nas manifestações

United Nations Secretary General Antonio Guterres speaks at the Security Council stakeout at the United Nations headquarters in New York, U.S., August 1, 2019. REUTERS/Brendan McDermid REUTERS

Embora não concretize a que manifestações se refere, António Guterres apelou à contenção policial e ao respeito pela liberdade de expressão.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou hoje à contenção policial e ao respeito pela liberdade de expressão nas manifestações que têm acontecido por todo o mundo, segundo um comunicado em que nenhum país é identificado.

No comunicado, Guterres refere que "mantém um olhar atento às recentes ondas de protestos que têm acontecido em muitos países no mundo".

Estas declarações do secretário-geral das Nações Unidas surgem numa altura em que vários protestos violentos têm acontecido com frequência em países como, Iraque, África do Sul, Equador, França e Haiti e também na região administrativa especial de Hong Kong.

António Guterres aconselha "as forças de segurança a agirem com o máximo de contenção" e a responderem a quaisquer atos de violência de acordo com o respeito aos direitos humanos, e pede igualmente aos manifestantes que evitem recorrer à violência.

Desde terça-feira, os protestos violentos no Iraque resultaram em dezenas de vítimas mortais e centenas de feridos, com as agências noticiosas internacionais a fornecerem números dispares, entre os 37 e os 53 mortos.

Hong Kong, que atravessa a pior crise política desde que voltou a estar sob a administração da China em 1997, é palco de confrontos cada vez mais violentos entre a polícia e os manifestantes.