O BPI e a Fundação "la Caixa" voltam a distinguir projetos que fazem a diferença na intervenção social. Cinco prémios em cinco áreas de atuação
O AtivAvós é um programa de atividades levadas ao domicílio por uma equipa multidisciplinar, com recurso a uma carrinha equipada com materiais de estimulação cognitiva e motora.
O projeto é um dos vencedores do Prémio BPI "la Caixa" Seniores e procura atuar ao nível da prevenção, tendo em conta fatores de risco da população sénior como distância geográfica, problemas de saúde, demência, mobilidade reduzida e isolamento social.
A ação centra-se na prestação de cuidados integrados e centrados nas necessidades de cada idoso. O processo de envelhecer bem é individual. Transporta vivências e projetos de vida únicos, bem como diferentes competências físicas, cognitivas e sociais.
As atividades do AtivAvós são desenvolvidas em sessões individuais no domicílio ou na carrinha, num trabalho multidisciplinar com vista ao desenvolvimento ou reaquisição de competências básicas do quotidiano.
O projeto prevê também o envolvimento dos cuidadores informais, com partilha de práticas que vão melhorar as suas competências.
O objetivo final é contribuir para um envelhecimento ativo, combatendo o isolamento e preservando ao máximo as aptidões físicas e psicológicas de cada sénior.