Política

Bloco de Esquerda e PCP exigem lista de escolas com amianto

José Carmo/Global Imagens

Partidos à esquerda exigem que Ministro da Educação divulgue a lista das escolas que ainda têm estruturas com fibras de amianto. Bloco ameaça com requerimento às próprias escolas

A lista tem de ser pública. É isto que defendem Bloco de Esquerda e Partido Comunista Português sobre as escolas que ainda têm estruturas com fibras de amianto e, por isso mesmo, já entregaram na Assembleia da República requerimentos dirigidos ao ministro da Educação.

Estes requerimentos surgem na sequência da entrevista de Tiago Brandão Rodrigues à agência Lusa na qual o governante confirmou que ainda há estabelecimentos de ensino com amianto sem, no entanto, revelar quantos.

Perante estes dados, a deputada bloquista Joana Mortágua considera que só é possível retirar duas conclusões e "ambas graves".

"Ou o ministro da Educação não tem a lista atualizada dos edifícios escolares com amianto ou o ministro da Educação tem essa lista e não a quer divulgar à comunidade escolar e ao parlamento que já a solicitou várias vezes", diz Joana Mortágua sublinhando que não há justificação para esta situação.

Se a tutela não entregar a lista, a deputada do Bloco garante que o partido vai fazer requerimentos a todas as escolas.

Também o PCP entregou o mesmo requerimento. A deputada comunista Ana Mesquita nota que "é uma questão de saúde de todos os que frequentam os espaços".

"Estamos a falar de crianças que podem estar em contacto com elementos reconhecidamente prejudiciais à saúde, pelo que consideramos que tem de haver transparência em relação a esta situação, os números devem ser dados com a maior clareza possível", sublinha.