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Pode um automóvel ser um veículo de mudança, mesmo estando parado?

Aposta da Galp na área da inovação tem tradução concreta no desenvolvimento e teste de soluções que possam ter impacto real na vida das pessoas. Açores vão receber um projeto-piloto inédito em Portugal com escala a nível europeu para testar a tecnologia Vehicle-to-Grid.

Numa altura em que as alterações climáticas estão entre os assuntos mais presentes na agenda social e mediática, o setor industrial e a própria sociedade civil têm vindo a fazer a migração para meios mais ecológicos de transporte, por exemplo sob a forma de veículos elétricos. Mas para fazer verdadeiramente a diferença, não basta encontrar uma solução imediata. É necessário também antever as suas ramificações a longo prazo. Se todos mudássemos radicalmente para uma mobilidade sem combustão de um dia para o outro, não estaríamos apenas a criar um novo problema (e bastante preocupante)?

Daí que para além de pensar a mobilidade elétrica, algumas empresas estejam a inovar com os olhos postos não só nos desafios presentes, mas também nas repercussões e oportunidades que a solução traz. É o que a Galp está prestes a fazer com o seu projeto V2G, com um potencial elevado no que diz respeito ao futuro da mobilidade e das Smart Grids.

Se ainda não está familiarizado com o termo, as Smart Grids nada mais são do que redes inteligentes de produção e distribuição de energia. O objetivo é fazer com o que o sistema se torne mais eficiente e sustentável. Mas para além de otimizar o consumo, reduzir os custos e melhorar o desempenho, as Smart Grids alteram o paradigma das redes elétricas: quem antigamente era apenas consumidor, numa Smart Grid pode assumir o papel de produtor ou - e talvez este seja o cenário mais provável - armazenista.

E é aqui que entra a Galp, que, no âmbito da sua reforçada aposta na inovação, está a testar e implementar várias potenciais soluções para os múltiplos desafios que a sociedade e a indústria energética enfrenta. Uma delas é o projeto V2G, que visa reforçar a posição da empresa como fornecedora de soluções na área da mobilidade e que se assume como o primeiro projeto desta natureza em Portugal com escala ao nível europeu.

Mas afinal, no que consiste este projeto? A tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G) permite que os carros deixem apenas de consumir energia e passem também a injetá-la na rede, em alturas em que o consumo energético atinja picos mais elevados. Imagine por exemplo um fim de semana especialmente quente em que os carros ficam guardados na garagem, mas existe uma utilização fora do normal de equipamentos de ar condicionado. Ter alguns quilowatts de reserva pode ser essencial, mas é preciso alocar essa energia de forma inteligente.

E este novo conceito traz também vantagens para o próprio utilizador do veículo que vai conseguir poupar na sua fatura de energia e, ao mesmo tempo, contribuir para uma maior utilização de energias renováveis - por exemplo, ao efetuar o carregamento do veículo durante a noite, aproveitando os excedentes de energia eólica.

O projeto piloto que a Galp vai implementar nos Açores pretende não só analisar e melhorar questões técnicas ligadas à tecnologia associada ao V2G - nomeadamente no que diz respeito à métrica das vantagens para os consumidores/utilizadores de veículos elétricos, mas também para os operadores de redes elétricas -, mas ambiciona também impulsionar um enquadramento legal que agilize este processo de transformação.

O campo da indústria energética tem sido um foco da ação da Galp, que cada vez mais tem criado soluções que atendam às novas tendências de consumo e às necessidades de todos os stakeholders do setor da energia. Nesse sentido, a empresa energética tem procurado envolver vários parceiros em toda a jornada que está a empreender na área da transição energética. Isso tem reflexos em projectos como o V2G mas também em iniciativas como o EIC Corporate Day, evento que se realizou no dia 17 de dezembro em Lisboa. Neste dia dedicado a empresas, o objetivo foi encontrar respostas nos 4 eixos da inovação em que a Galp se está a posicionar: Digital, Mobilidade do Futuro, Smart Energy e Economia Circular.

Quanto ao V2G, será dado o kick-off deste projeto já no dia 19 de dezembro, que contará com a presença das entidades-chave que reúnem as competências necessárias para a implementação do mesmo - Galp, Nissan, Eletricidade dos Açores (EDA), Nuvve, MagnumCap, DGEG, Direção Regional de Energia dos Açores e ERSE. O objetivo é que o projeto-piloto entre em funcionamento já no início de 2020.