Economia

Trabalhadores da aviação civil ameaçam com greve antes do ano novo

Trabalhadores da Portway vão parar nos dias 27, 28 e 29 de dezembro Jason Lee/Reuters

Sindicato acusa empresa de não cumprir descongelamento de carreiras e cortar abonos sociais, apesar de a empresa estar a crescer.

Os trabalhadores da aviação civil da Portway de Handling De Portugal S. A., detida pelo grupo Vinci, avançaram com um pré-aviso de greve para os dias 27, 28 e 29 de dezembro nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal.

Num comunicado enviado às redações, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) explicou que durante de três anos os aumentos e progressões de carreira estiveram congelados "a fim de melhorar a saúde financeira da empresa".

No entanto, a empresa cresceu e foram inclusive distribuídos prémios pelos administradores durante esse período, denuncia o sindicato.

O SINTAC acusa a Portway de Handling De Portugal S. A. de não cumprir o devido descongelamento de carreiras em novembro, conforme tinha assinado em 2016, e de cortar abonos sociais e direitos adquiridos por todos os seus trabalhadores ao longo de 20 anos.

"Ainda que muito fustigada, pelas políticas de gestão erradas adotadas nos últimos anos, pelas admnistrações comandadas pelo Grupo Vinci detentor da companhia de Handling Portway Handling de Portugal S.A, desde a sua concessão em 2013 pelo Governo da altura, esta empresa continua a contribuir muito positivamente para o país, quer em termos financeiros, quer em termos económicos conforme os resultados apresentados ao longo dos últimos anos."