Mísseis atingiram a base de Ain a-Assad, a norte de Bagdad, no Iraque. Base militar de Arbil também foi atingida.
O Irão lançou na madrugada desta quarta-feira dezenas de mísseis contra duas bases aéreas onde estão posicionadas tropas norte-americanas, no Iraque, numa retaliação pela morte do general Qassem Soleimani.
A base áerea Al-Asad, localizada a norte de Bagdad, foi atingida com pelo menos 13 mísseis, indicaram fontes militares iraquianas. Num comunicado, o Pentágono confirmou ainda que o complexo militar de Arbil, no norte do Iraque, também foi atingido por vários mísseis iranianos.
A Guarda Revolucionária Islâmica do Irão confirmou o ataque. "Os soldados da unidade aeroespacial da Guarda Revolucionário lançaram com sucesso um ataque de dezenas de mísseis contra a base de Al-Asad, em nome do mártir Soleimani", lê-se num comunicado, citado pelo The Guardian.
A agência France-Presse indicou que, durante as últimas horas, vários aviões sobrevoaram a região de Bagdad. Há relatos de explosões na capital iraquiana.
A partir de Teerão, a agência iraniana Tasnim, citada pela Reuters, relatou "uma segunda vaga de ataques" contra a base de Al-Asad, que Donald Trump visitou em 2018.
Em Washington, o Presidente norte-americano esteve reunido com o Secretário de Estado, Mike Pompeo e o Secretário de Defesa Mark Esper, para avaliar uma resposta. Inicialmente, surgiu a informação que Donald Trump iria reagir, mas fonte da Casa Branca negou a informação divulgada pela CNN.
Até ao momento, desconhece-se a existência de vítimas nas bases atingidas pelos mísseis iranianos.
Notícia atualizada às 2h35