Mundo

Não há sobreviventes. Avião ucraniano com 176 pessoas a bordo cai no Irão

Equipas de emergência no local da tragédia Abedin Taherkenareh/EPA

As primeiras indicações apontam para a existência de problemas mecânicos no Boeing 737.

A queda de um avião ucraniano perto da capital do Irão provocou, esta madrugada, a morte de todas as pessoas que seguiam a bordo, informaram as autoridades de emergência iranianas.

Entre passageiros e tripulantes, seguiam 176 pessoas a bordo do Boeing 737 que se despenhou pouco depois de descolar do aeroporto internacional Imam Khomeini, em Teerão.

De acordo o chefe dos serviços de emergência iranianos, citados pela France Press, entre as vítimas estão 82 cidadãos iranianos e 63 canadianos.

Segundo agências internacionais, o avião da Ukraine International Airlines caiu num terreno agrícola a sudoeste de Teerão.

As primeiras indicações disponibilizadas pelas autoridades iranianas apontaram para a existência de problemas mecânicos. O porta-voz do aeroporto de Teerão adianta que um dos motores do avião ter-se-á incendiado.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenski, já ordenou uma investigação criminal do acidente, que ocorreu horas depois do lançamento de dezenas de mísseis iranianos contra duas bases em Ain Assad e Arbil, no Iraque, utilizadas pelo exército norte-americano, numa operação de vingança pela morte do general iraniano Qassem Soleimani.

O Boeing 737-800 é um avião a jato de curto a médio alcance. Milhares destas aeronaves são usadas por companhias aéreas em todo o mundo.

Notícia atualizada às 13h50

TSF/Lusa