Sociedade

Marginal do Porto foi reaberta ao trânsito. Volta a fechar em breve

Derrocada esta manhã na escarpa da Avenida Gustavo Eiffel, na marginal do Rio Douro entre a Ponte D. Maria e Ponte D. Luis I no Porto José Carmo/Global Imagens

Circulação na marginal do Porto esteve cortada, esta manhã, entre a Ponte D. Maria e a Ponte D. Luís.

A circulação rodoviária na Avenida Gustavo Eiffel, no Porto, que esteve encerrada durante toda a manhã, de quarta-feira, devido a uma derrocada provocada pelo mau tempo, foi reaberta ao início da tarde, cerca das 13h00.

A Avenida Gustavo Eiffel vai estar fechada à circulação automóvel devido à previsão de chuva forte no Porto na quinta-feira à tarde.

A informação foi avançada pelo comandante dos Sapadores Bombeiros do Porto, Carlos Marques, que explicou a decisão: "Prevê-se que amanhã entre as 15h00 e as 21h00 chova 30 a 40 milímetros por metro quadrado. Por precaução vamos fechar a avenida Gustavo Eiffel ao início da tarde" de quinta-feira.

O comandante dos Bombeiros Sapadores do Porto fez ainda um balanço dos estragos desta madrugada.

"Durante a madrugada tivemos 30 ocorrências. Maioritariamente infiltrações ou inundações em espaço público." Carlos Marques salientou no entanto que "a situação mais grave" foi a derrocada na marginal.

Na sua página na Internet, a câmara refere que a Proteção Civil Municipal, Polícia Municipal e Bombeiros Sapadores do Porto estiveram no local desde as 06h00, altura em que foi fechada ao trânsito a Avenida de Paiva Couceiro, no decurso de uma derrocada de terras na zona das Fontainhas, devido ao mau tempo.

Os trabalhos de limpeza decorreram durante toda a manhã e ao início da tarde foi possível a reabertura ao trânsito da via que faz a ligação entre o centro da cidade e a zona oriental.

Segundo a autarquia, a queda de água e lamas foi provocada pelo nível de precipitação anormal ocorrido na última noite, fenómeno que, aliás, sucedeu pela terceira vez num curto espaço de tempo.

Notícia atualizada às 15h40

TSF/Lusa