O humorista britânico tinha 77 anos.
O ator e humorista Terry Jones morreu esta quarta-feira, aos 77 anos, confirmou o agente à BBC. Terry Jones estava diagnosticado com afasia progressiva primária, uma forma de demência frontotemporal desde 2015, e deixou de poder falar no final de 2016.
Jones morreu esta terça-feira, com a mulher, Anna Soderstrom, ao seu lado. A família relata que este é o fim de uma luta "corajosa" mas "bem-disposta" contra a doença.
"O trabalho dele com os Monty Python, os livros, filmes, programas de televisão, poemas e outros trabalhos viverão para sempre", lê-se num comunicado escrito pela família, citado pela BBC.
Terry Jones nasceu a 1 de fevereiro de 1942 em Colwyn Bay, no País de Gales. Em 1969, juntamente com John Cleese, Eric Idle, Michael Palin, Graham Chapman e Michael Palin, criou os Monty Python, um grupo de comédia britânico responsável pela série "Monty Python's Flying Circus" e por filmes como "A Vida de Brian", "Monty Python e o Cálice Sagrado" e "O Segredo da Vida".
Com uma carreira de 60 anos, além dos Monty Python, Terry trabalhou em vários outros projetos, incluindo a escrita de 20 livros infantis.
Com Michael Palin, criou a série televisiva "Ripping Yarns". "Ele era muito mais do que um dos roteiristas e artistas mais engraçados da sua geração, era o comediante completo da Renascimento - escritor, diretor, apresentador, historiador, autor brilhante de crianças e a empresa mais calorosa e maravilhosa que poderias querer ter", disse Palin, citado pelo The Guardian.
"É estranho que um homem de tantos talentos e de entusiasmo inacabável tenha desaparecido tão suavemente", disse John Cleese. Para Cleese "um dos melhores presentes que ele [Terry Jones] deu foi a sua realização de "A Vida de Brian". Perfeição"
Outras figuras conhecidas da comédia já prestaram tributo nas redes sociais.
Terry Jones passou por Lisboa em 2008 para apresentar o musical "Evil Machines", no qual assinou o libreto e a encenação, com música original do compositor português Luís Tinoco. Também em 2011 esteve em Portugal, a convite do Festival Internacional de Cinema do Funchal.
Notícia atualizada às 14h47