Política

"É inadmissível". PS condena declarações de Ventura sobre Joacine

André Ventura, deputado do Chega, sugeriu que Joacine Katar Moreira, deputada do Livre, voltasse para "o seu país" Patrícia de Melo Moreira/AFP

O PS pondera apresentar uma condenação formal no Parlamento às palavras de André Ventura sobre Joacine Katar Moreira. "São afirmações xenófobas", diz a líder parlamentar socialista, Ana Catarina Mendes.

"Xenófobas", "inadmissíveis", "demasiado graves". É desta forma que o PS classifica as palavras de André Ventura que, nas redes sociais, propôs a deportação da deputada do Livre, Joacine Katar Moreira.

Em declarações à margem das jornadas parlamentares do partido, Ana Catarina Mendes sublinha que o grupo parlamentar socialista "condena veementemente as afirmações proferidas contra um deputado", pelo o PS irá propor na Assembleia da República uma condenação formal ao deputado do Chega.

A líder da bancada socialista nota que "o convite a voltar ao seu país de origem é inadmissível numa sociedade democrática, é inadmissível em Portugal". Seja no caso da deputada do Livre, seja no caso de qualquer cidadão.

"Para o PS, não passará sem uma condenação formal no seu espaço próprio que é o Parlamento", disse Ana Catarina Mendes.

Filipe Santa-Bárbara