Política

Velório de Pina Moura no domingo em Lisboa. O funeral realiza-se na segunda-feira

Lisboa, 19/02/2013 - Conferência - Como vai ser o Jornalismo nos próximos 20 anos, no Grande Auditório do ISCTE em Lisboa. Pina Moura ( Álvaro Isidoro / Global Imagens ) Álvaro Isidoro/ Global Imagens

O ex-ministro da Economia e das Finanças Joaquim Pina Moura morreu na quinta-feira em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa.

O velório do ex-ministro socialista Joaquim Pina Moura realiza-se em Lisboa no domingo e o funeral sai segunda-feira para o cemitério Prado do Repouso, no Porto, disse à Lusa fonte da família.

O ex-ministro da Economia e das Finanças Joaquim Pina Moura morreu na quinta-feira em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa.

O velório realiza-se no domingo das 15h00 às 23h00 "no antigo museu dos Coches, em Belém, e o funeral sai na segunda-feira para o cemitério Prado do Repouso, a partir das 14h00", disse à Lusa o filho, o fotojornalista João Pina.

Natural de Loriga, Seia (distrito da Guarda), Pina Moura frequentou o curso de Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e foi dirigente da Associação de Estudantes entre 1972 e 1974.

Licenciado em Economia, obteve uma pós-graduação em Economia Monetária e Financeira pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, onde foi assistente.

Foi membro do Partido Comunista Português entre 1972 e 1991, tendo aderido ao Partido Socialista em setembro de 1995.

Joaquim Pina Moura exerceu o cargo de secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro António Guterres até 1997, ano em foi nomeado ministro da Economia do XIII Governo Constitucional.

Em 1999, foi nomeado ministro das Finanças e da Economia do XIV Governo Constitucional, também liderado por António Guterres.

Pina Moura foi ainda administrador da Galp e presidente da Iberdrola Portugal.