Sociedade

Proteção Civil de Bragança pede ao Governo que feche fronteiras

Controlo de pessoas e número de viaturas que entram em Portugal na fronteira do Caia (Elvas - Badajoz) Nuno Veiga/Lusa

Francisco Guimarães receia que como a quarentena é obrigatória em Espanha mais pessoas entrem em Portugal, principalmente na altura da Páscoa.

O presidente da comissão distrital da Proteção Civil de Bragança deixa um apelo ao Governo: as fronteiras devem ser fechadas para que seja possível travar de forma mais eficaz o novo coronavírus.

Ouvido pela TSF, Francisco Guimarães admite que será um desafio para as forças de segurança, mas deve ser esse o caminho.

"Nós temos a informação que é possível ainda as nossas autoridades poderem fechar as fronteiras naquilo que é o espaço Schengen. Terá de haver aqui um esforço suplementar das forças de segurança, no sentido de manterem fechadas e controlarem efetivamente as entradas no nosso país. Tudo depende da boa vontade do nosso Governo", adianta à TSF.

Francisco Guimarães receia que como a quarentena é obrigatória em Espanha mais pessoas entrem em Portugal, principalmente na altura da Páscoa

"Estamos no distrito de Bragança com doze concelhos, e seis deles têm fronteira com Espanha. Isto quer dizer que 50% do território do distrito de Bragança está abrangido por fronteira. A nossa preocupação já que do lado espanhol foi declarado estado de emergência. Está declarado também a situação de quarentena. Podemos ter aqui um fluxo fora do normal de gente vinda do nosso vizinho país de Espanha", remata.