Sociedade

Primeira morte por Covid-19. Paciente estava internado no Santa Maria

Carlos Manuel Martins

Doente estava internado no Hospital de Santa Maria.

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou esta segunda-feira a primeira morte em Portugal causada pelo novo coronavírus.

A vítima mortal é um paciente de 80 anos, que estava internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Em conferência de imprensa, a diretora-geral da Saúde revelou que há 18 pessoas nos cuidados intensivos, "umas mais críticas do que outras", e admitiu que deverá haver mais mortes em breve. Lembrando que a taxa de mortalidade no mundo é "superior a 2%", Graça Freitas admitiu que "teremos nos próximos dias mais pessoas a falecer".

"Faz parte da história da doença. O SNS tudo fará para reduzir ao mínimo o número de pessoas que tenha desfecho negativo ou que fique com sequelas da doença", afirmou Graça Freitas.

No habitual briefing, mais cedo do que o habitual, a ministra da Saúde assegurou que o SNS está a tentar que se façam "testes sempre que há suspeitas" para controlar o novo coronavírus e anunciou ainda que a União Europeia vai fazer uma compra conjunta de testes de Covid-19.

Marta Temido pediu disciplina, tal como se estivéssemos a viver um período de guerra. Lembrando o exemplo dos ingleses que, mesmo quando sofreram ataques aéreos, não pararam de trabalhar, Marta Temido alertou para "o risco de a sociedade se desestruturar".

"É um momento como se fosse uma guerra e numa guerra temos de ter disciplina", alertou a ministra da Saúde.

Redação