Destaques

"Queremos incentivar a verdadeira mobilidade elétrica em Portugal"

Os proprietários de viaturas elétricas poderão usufruir dos postos de carregamento elétrico da Green Charge e ter uma redução considerável na fatura final.

Segundo um estudo da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente (T&E), se a Europa quiser cumprir com o objetivo de se tornar neutra em carbono em 2050, um dos passos que terá de dar é o de garantir que possui cerca de três milhões de pontos de carregamento públicos para veículos elétricos, um número quinze vezes superior ao que existe atualmente. De todos os países da União Europeia, Portugal ocupa a sétima posição na listagem de países que terão de investir mais, de forma a garantir que a utilização de viaturas elétricas se apresente numa concreta e real alternativa.

Para existir um verdadeiro incentivo à mobilidade elétrica, não basta criar imposições e restrições de emissões, é fundamental garantir a todas as pessoas o acesso a uma rede tecnologicamente avançada e a preços acessíveis.

A Green Charge dedica-se à instalação, manutenção e operacionalização de postos de carregamento de veículos elétricos e surge com um conceito pioneiro em Portugal, estando disponível para instalar, ao longo dos próximos 5 anos, uma rede de 1.000 postos de carregamento de norte a sul do país, envolvendo todos os distritos neste projeto e não apenas as grandes metrópoles.

Vânia Alves, Líder e Responsável pelo desenvolvimento do projeto Green Charge, refere que o objetivo é "colmatar a lacuna de falta de postos de carregamento elétricos no país e encontrar soluções e alternativas, uma vez que a grande parte da população, principalmente nas zonas históricas e centrais das cidades, não tem condições para carregar as suas viaturas em casa".

O projeto financiado totalmente pela iniciativa privada, irá permitir que seja dado um grande passo na mobilidade elétrica em Portugal, na medida em que, numa lógica de incentivo, os automobilistas poderão ter uma redução até cerca de 30% na fatura final do carregamento. "Através dos postos da Green Charge, integrados na rede pública, os cidadãos vão conseguir carregar as suas viaturas num período de tempo razoável, podendo beneficiar de uma poupança na ordem dos 30% na fatura final, a par de que terão à sua disposição uma rede alargada de pontos, por todo o país. Dependendo, assim, dos Municípios tornarem a instalação possível, sendo esta uma oportunidade para também eles impulsionarem a mobilidade elétrica", explica Vânia Alves.

O objetivo da empresa portuguesa é democratizar a mobilidade elétrica em Portugal. Os postos de carregamento, equipados com tomadas de tipo 2, obrigatórias a nível europeu por questões de compatibilidade, estão preparados para que o utilizador possa selecionar livremente o comercializador de eletricidade. Como diz a porta-voz da Green Charge, "este projeto é uma resposta urgente ao mercado, pois é imperativo ter-se uma rede que dê resposta às necessidades existentes em termos de carregamento".

Foi a pensar nas pessoas e na sustentabilidade do planeta que nasceu a GreenCharge, cuja missão é promover um futuro verde e impulsionar uma nova era da mobilidade: mais limpa, silenciosa, poupada e socialmente responsável.