Mundo

Casa Branca cancela briefing diário sobre pandemia, mas volta atrás

Donald Trump aponta o dedo aos jornalistas Stefani Reynolds/EPA

Donald Trump está a ser criticado por ter sugerido a ingestão de desinfetante para travar o novo coronavírus.

A Casa Branca anunciou o cancelamento do briefing diário desta segunda-feira sobre a pandemia de Covid-19, em que o Presidente dos EUA participa, no entanto, a porta-voz Kayleigh McEnamy revelou horas depois que a conferência de imprensa se vai realizar.

Donald Trump tem recorrido ao Twitter para atacar os jornalistas. O Presidente norte-americano não gostou da controvérsia provocada pelas suas declarações no 'briefing' de sexta-feira, sobre a possibilidade de uma cura para o novo coronavírus à base de ingestão de desinfetantes, e, no sábado, deu a entender que poderia deixar de estar presente na sala de imprensa.

Trump usou a sua conta pessoal da rede social Twitter para dizer que considerava um desperdício de "tempo e esforço" a sua presença nos 'briefings' de acompanhamento do combate do Governo contra a pandemia.

"Para quê dar conferências de imprensa quando os 'media' apenas colocam perguntas hostis e depois recusam reportar a verdade ou factos com rigor", queixou-se o Presidente, no sábado.

"Nunca houve na história do nosso país meios de comunicação social tão desagradáveis e hostis como a que temos hoje, mesmo em pleno estado de emergência para enfrentar o inimigo invisível", insistiu Trump.

Os Estados Unidos registam cerca de um milhão de casos de infeção com o novo coronavírus, incluindo mais de 50 mil mortes.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 206 mil mortos e infetou quase três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram, entretanto, a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos, como Dinamarca, Áustria, Espanha ou Alemanha, a aliviar algumas das medidas.

Notícia atualizada às 22h14