Política

"A pátria de muitas pátrias." A mensagem de Costa no Dia Mundial da Língua Portuguesa

This browser does not support the video element.

Mais de 280 milhões de pessoas, em vários continentes, falam português. No final do século, estimam-se que sejam quase 500 milhões.

Como assinala o primeiro-ministro, "é de um modo muito particular" que milhões de pessoas celebram o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Numa mensagem gravada em vídeo, António Costa sublinha os milhões de falantes da Língua que é "um mundo".

"Cada língua é um mundo, construído por todos os que diariamente a usam. E a Língua Portuguesa é o nosso mundo, aberto e plural. É falada por mais de 280 milhões de pessoas, em vários continentes e com diferentes entoações. Uma língua que é tão rica quanto mais diversa, uma língua de todos", refere o primeiro-ministro.

"Fruto dos Descobrimentos, foi uma língua que se mestiçou com outras línguas do mundo. Mas é também uma língua para o futuro, servindo de instrumento privilegiado para a globalização dos nossos dias. É a 4.ª língua mais falada no mundo, a mais falada no hemisfério sul, a 5.ª com maior número de utilizadores na internet e a língua oficial ou de trabalho em 32 organizações internacionais. E deverá continuar a crescer. Em 2050, espera-se que atinja os 380 milhões de falantes; no final do século, quase 500 milhões", frisa António Costa.

O governante relembra ainda Fernando Pessoa, que outrora escreveu "a minha Pátria é a Língua Portuguesa". Ora, para o primeiro-ministro, "a Língua Portuguesa é a pátria de muitas pátrias, porque é em Português que se entendem e cooperam os países que o têm como idioma oficial. Mas o português é mais do que uma língua oficial - é a língua em que cada povo pensa as suas raízes e define o seu rumo futuro".

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) declarou, em novembro do ano passado, o dia 05 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, mediante proposta de todos os países lusófonos apoiada por mais 24 Estados, incluindo países como a Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai.

A UNESCO escolheu para a efeméride a data em que há uma década se celebrava o dia da língua portuguesa e da cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).