Contágio terá acontecido numa festa que decorreu num parque de campismo da localidade alentejana.
Uma festa de jovens num parque de campismo de Grândola, distrito de Setúbal, está na origem de um surto de Covid-19 com 20 pessoas infetadas, confirmou esta quarta-feira a Autoridade de Saúde Publica do Litoral Alentejano. O grupo ficou infetado durante os dias que passou no parque de campismo, incluindo o feriado de Santo António.
"Estamos a investigar os contactos dos casos positivos de jovens da zona de Setúbal e de Lisboa, na sequência da estadia, nos dias 10 e 11 de junho, no parque de campismo da Galé, estando a Autoridade de Saúde de Grândola a aguardar o resultado", explicou à agência Lusa a responsável pela Autoridade de Saúde Pública do Litoral Alentejano, Fernanda Santos.
Segundo o autarca da localidade alentejana, António Figueira Mendes, tratam-se de adolescentes que se terão juntado numa festa.
"Aquilo que é confirmado pelas autoridades de saúde é que houve, de facto, um conjunto de jovens que estiveram ali no feriado, que não eram cá de Grândola - são de Lisboa, Pinhal Novo e Setúbal. Foram feitos feitos testes aos trabalhadores do parque e a pessoas que tiveram em contacto com eles. Até ao momento não há resultados de pessoas de Grândola ou trabalhadores do parque que tenham dado positivo", explicou à TSF António Figueira Mendes.
Mais um foco de infeção que terá sido causado pela falta de respeito pelas regras de distanciamento social. A pandemia de Covid-19 já provocou quase 479 mil mortos e infetou mais de 9,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1543 pessoas das 40 104 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Notícia atualizada às 22h29