Na sondagem Aximage/TSF/JN, o PS regista 40,4% de intenções de voto. O PSD é segundo com 26,7%. Seguem-se BE (8,5%), CDU (6%), Chega (5,3%), PAN (2,6%) e CDS e Iniciativa Liberal empatados com 2,1%.
Depois do desconfinamento da política, são 13,7 pontos percentuais (pp) que separam os dois maiores partidos.
Na avaliação feita nos primeiros dias de julho, o PS recolhe 40,4% (acima do resultado de 36,6% que obteve nas últimas legislativas) e o PSD mantém praticamente os valores dessas eleições (27,9%) registando agora 26,7% de intenções de voto.
Questionados sobre em quem confiam mais para desempenhar o cargo de Primeiro-Ministro, 55% escolhem António Costa, 17% preferem Rui Rio e 19% preferiam ter outro candidato.
Costa consegue bons resultados junto de votantes nos partidos da esquerda, recolhe a preferência do eleitorado feminino e na Área Metropolitana de Lisboa. Enquanto as melhores pontuações de Rio são entre os homens e a norte.
António Costa é o líder partidário com mais avaliações positivas e menos negativas: no último mês, regista 64% de notas positivas contra 18% negativas.
Rui Rio é segundo com 46% de positivas e 22% de negativas e Catarina Martins fecha o pódio com 36% de apreciações positivas e 29% de negativas. A partir daí todos os outros líderes partidários estão em terreno negativo.
Em terceiro lugar, o Bloco de Esquerda com 8,5% mostra, no entanto, ter o eleitorado menos fixo, com tendência para se voltar para o Partido Socialista.
Pelo contrário, a CDU é, com o PS, quem retém mais o voto de quem neles votou nas últimas eleições. O partido de Jerónimo de Sousa está em quarto com 6% .
Em quinto lugar, o Chega de André Ventura regista 5,3% de intenções de voto, mas o deputado e líder do partido tem a maior percentagem de opiniões negativas (56% contra 19% de avaliações positivas).
O PAN está em sexto lugar com 2,6%, seguido pelo CDS e pela Iniciativa Liberal ambos com 2,1%. de intenções de voto.
Ficha técnica
A sondagem foi realizada pela Aximage para a TSF e o JN, com o objetivo de avaliar a opinião dos Portugueses sobre temas relacionados com a intenção de voto e a avaliaçao dos líderes partidários.
O trabalho de campo decorreu entre os dias 5 e 8 de julho, Foram recolhidas 624 entrevistas entre maiores de dezoito anos residentes em Portugal. Foi feita uma amostragem por quotas, com sexo, idade e região, a partir do universo conhecido, reequilibrada por sexo e escolaridade.
À amostra de 624 entrevistas, corresponde um grau de confiança de 95% com uma margem de erro de 3.90%. A responsabilidade do estudo é da Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de José Almeida Ribeiro.