Sociedade

Aldeia em Arcos de Valdevez evacuada devido a proximidade de fogo

Arménio Belo/Lusa

O incêndio foi, entretanto, dado como dominado.

A aldeia de Cheda, em Tabaçô, Arcos de Valdevez, foi evacuada hoje cerca das 17h00 devido à proximidade de um incêndio que deflagrou cerca das 14h35, disse à Lusa fonte da proteção civil.

De acordo com a mesma fonte, os habitantes foram retirados das habitações para um local seguro definido pela Junta de Freguesia, sendo que cerca das 19h00 as chamas foram dadas como dominadas.

A fonte adiantou "não haver registo de danos humanos e materiais".

Àquela hora combatiam o incêndio 54 operacionais e 13 viaturas, apoiadas pelo único meio aéreo sediado no Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez.

Em Monção, o incêndio que deflagrou cerca das 17h08 em Leiradelo, na União de Freguesias de Anhões e Luzio "lavra com bastante intensidade e próximo de habitações".

Segundo a fonte da proteção civil, "os habitantes de Leiradelo, que está integrada no programa Aldeia Segura/Pessoa Segura poderão vir a ser evacuados das suas casas".

Cerca das 19h00 combatiam este fogo 40 operacionais e 12 viaturas.

Em Viana do Castelo, "o incêndio que deflagrou cerca das 09h20 na freguesia de Vila Nova de Anha, e que já tinha sido dado como dominado, sofreu reativações intensas e lavra próximo de habitações".

Neste incêndio, cerca das 19:41, estavam envolvidos 57 operacionais, 19 viaturas e um meio aéreo.

A fonte da proteção civil disse que os incêndios de Viana do Castelo e Monção "são os que mais preocupam" e apontou "a rapidez com que os fogos estão a atingir dimensões de difícil combate e as várias ignições com intervalos de tempo muito curtos, que obrigam à dispersão dos meios disponíveis," como as principais dificuldades enfrentadas pelos bombeiros.

Lusa/TSF