Mundo

Último dia da campanha de Biden marcado por lapsos

AFP

A capacidade cognitiva do candidato democrata foi um tema recorrente em toda a campanha eleitoral.

Joe Biden cometeu uma série de lapsos no dia da votação nos Estados Unidos. Na Filadélfia, perante os apoiantes, o candidato democrata anunciou o filho Beau, que já faleceu, corrigindo de seguida para a sua filha. Não bastasse, Biden apontou para uma das netas.

"Aqui está o meu filho Beau Biden, que muitos de vocês ajudaram a eleger para o Senado de Delaware. E aqui está minha neta Natalie", cita a France-Press.

Acontece que o filho do democrata foi eleito em Dalaware, e Biden falava na Pensilvânia. Além disso, Beau foi eleito como procurador-geral e não como senador.

A capacidade cognitiva de Biden foi um tema recorrente em toda a campanha eleitoral. Trump fez referência, várias vezes, aos lapsos cometidos pelo adversário.

As primeiras assembleias de voto nos Estados Unidos, designadamente nos estados de Kentucky e Indiana, encerraram às 18h00 locais (23h00 em Lisboa).

Os eleitores norte-americanos escolhem, esta terça-feira, além do futuro inquilino da Casa Branca, entre o republicano Donald Trump, e o democrata Joe Biden, os 435 membros da Câmara de Representantes e um terço dos cem senadores.