A luz ultravioleta tem vindo a ser usada para esterilizar uma série de superfícies. Em meio hospitalar, mas não só. A 59S pretende que essa tecnologia chegue às massas.
A companhia norte-americana 59S especializou-se na esterilização de ambientes através da luz UV-C e tem vindo a lançar equipamentos com esse propósito.
Ao que explica a fabricante, este tipo de dispositivos, que recorre à luz ultravioleta de gama "C" é capaz de destruir bactérias como a E. Coli, a Salmonella, mas também vírus como o Influenza, que provoca a gripe e o SARS-COV-2 que está a virar a sociedade de pernas para o ar.
Dois deles chegaram recentemente à redação do Mundo Digital.
Um deles é uma caixa que permite, com imensa facilidade, eliminar bactérias e vírus que estejam presentes em pequenos objetos. Desde telemóveis, a escovas de dentes, passando até pelas máscaras sociais.
A outra "arma" contra a COVID19 é um outro esterilizador, mas portátil. Pode ser usado em todo o tipo de ocasiões, desde as compras que chegam a casa, até às roupas que se experimentam numa loja.
Da utilização aquilo que transparece é que a caixa S2 é muito simples de usar e perfeitamente segura. Toca-se num botão e passado uns segundos a esterilização está feita. Já a "varinha" X5 implica maiores cuidados. A exposição à luz ultravioleta comporta sempre riscos e a operação não deve ser feita à pressa. Tem, no entanto, outra versatilidade já que funciona com recurso a uma bateria recarregável e pode ser usada em qualquer lugar.