Desporto

Bis de Seferovic e mais três. Benfica goleia Vilafranquense e ruma aos oitavos da Taça

Pedrinho fez o 5-0 e foi um dos melhores jogadores em campo Manuel de Almeida/Lusa

Águias juntam-se a Sporting e FC Porto nos oitavos de final da Taça de Portugal. Veja os golos.

O Benfica goleou este domingo o Vilafranquense por 5-0, em jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal, apurando-se para os oitavos de final da prova.

Frente a uma equipa do Campeonato de Portugal, os encarnados não sentiram dificuldades para seguir em frente, tendo chegado ao intervalo a vencer já por 4-0, com golos de Gonçalo Ramos, aos 11 minutos, Pizzi, aos 13, e Seferovic aos 15 e 42. Pedrinho, aos 57, fechou a goleada.

O Benfica, finalista da última edição, juntou-se nos oitavos de final aos já apurados FC Porto, detentor do troféu, Sporting, Rio Ave, Moreirense, Santa Clara, Académico de Viseu, Estoril Praia e Fafe.

Logo ao segundo minuto de jogo, o Vilafranquense coloca a bola na área e os centrais ficam à espera da saída de Helton Leite, que acaba por recolher a bola sob pressão. O Benfica está com muitas dificuldades em penetrar na zona defensiva do adversário.

Aos 11 minutos, o miúdo Gonçalo Ramos ultrapassou o guarda-redes Tiago Martins com toda a classe e fez o primeiro para a equipa encarnada.

O treinador do Vilafranquense pede uma reação imediata da equipa de Vila Franca de Xira. Mas dois minutos depois é o Benfica quem volta a marcar, por intermédio de Pizzi depois de um grande cruzamento de Nuno Tavares. Tiago Martins bem se esticou, mas não evitou o golo.

Cada tiro, cada melro. Aos 15 minutos Seferovic faz o terceiro da equipa encarnada. Pedrinho fez o passe a rasgar para Seferovic e este, dentro da área, tirou Diogo Coelho do caminho com uma finta curta antes de rematar colocado.

O Vilafranquense está a ter muitos problemas. A equipa de João Tralhão tinha sofrido apenas 2 golos em cinco jogos. Frente ao Benfica já sofreu 3 em cinco minutos. Aos 24 minutos, João Tralhão altera o sistema de jogo, tentando fazer algumas correções para dar estabilidade defensiva à equipa.

O Benfica está muito tranquilo na partida. Aos 25 minutos, numa grande jogada do Benfica, Gonçalo Ramos remata à bola depois de uma desmarcação perfeita. Era o quarto golo do Benfica, na jogada mais bonita da primeira parte até agora.

Aos 32 minutos, Jefferson deixa a bola para Kady, que remata forte com a bola a embater com estrondo na barra. Grande oportunidade para o Vilafranquense. Helton Leite está bastante intranquilo. Cinco minutos depois, surge um pontapé fortíssimo de Rafa, mas o guarda-redes Tiago Martins reagiu bem e voltou a negar o quarto golo ao Benfica.

Sparagna desarma Rafa, mas deixa-se antecipar por Nuno Tavares que limita-se a tocar para o lado para Seferovic marcar de carrinho. Está feito o 4-0 aos 42 minutos.

O árbitro dá um minuto de compensação. O Benfica já espera pelo apito do árbitro para o final da primeira parte. O árbitro não deixa jogar mais. É intervalo!

Começa a segunda parte no Estádio da Luz! Sai a jogar a equipa do Benfica. No primeiro minuto deste segundo tempo, Gabriel remata de longe, mas a bola para nas mãos do guarda-redes Tiago Martins. 50 minutos de jogo e cai chuva miudinha na Luz.

O Benfica está praticamente instalado no meio campo do Vilafranquense. Aos 52 minutos, cabeceamento de Seferovic a sair por cima da baliza de Tiago Martins. Dois minutos depois, Pizzi esteve novamente perto do golo mas o remate saiu ao lado.

Aos 56 minutos, um golo monumental de Pedrinho, fora da área, a fazer o 5-0 diante do Vilafranquense. Tiago Martins ficou preso ao relvado, nem com asas lá chegava. Pedrinho está, certamente, a superar as expectativas de Jorge Jesus.

Seis minutos depois, dupla alteração no Vilafranquense: saem Kady e Varela, entram André Claro e Marco Grilo, que funciona muitas vezes como ala direito. Aos 65 minutos, tripla alteração no Benfica: saem Gonçalo Ramos, Rafa e Pizzi, entram Darwin, Everton e Taarabt.

Aos 68 minutos, após uma perda de bola de Gabriel, o Vilafranquense partiu num contra-ataque de quatro para dois. Fortes avançou e, ainda fora da área, rematou ao poste. Helton Leite estava batido. Já é a segunda vez que a equipa ribatejana acerta nos ferros da baliza encarnada.

Jorge Jesus esgota as alterações com uma dupla substituição: saem Gabriel e Seferovic, entram Samaris e Waldschmidt. Joga-se o último quarto de hora na Luz e o Benfica já não está muito interessado em marcar mais golos, apesar de o Vilafranquense não abdicar de atacar.

Aos 79 minutos, Vítor Bruno faz um bom remate, pleno de intenção, que saiu muito perto do travessão da baliza à guarda de Helton Leite. Cinco minutos depois, Jeferson entra duro sobre Taarabt e é admoestado pelo árbitro com um cartão amarelo.

Perto dos 90, o Benfica empurra o Vilafranquense para dentro da sua grande área. Apita André Narciso, final da partida no Estádio da Luz. Benfica carimba o apuramento para os oitavos da Taça de Portugal!

Onze inicial do Benfica: Helton Leite; Gilberto, Otamendi, Jardel e Nuno Tavares; Pedrinho Gabriel, Pizz e Rafa; Gonçalo Ramos e Seferovic.

Onze inicial do Vilafranquense: Tiago Martins; Marcos Vinícius, Diogo Coelho, Sparagna, Vítor Bruno; Jefferson, Diogo Izata; Kady, Rúben Gonçalves, Varela; Rodrigo Rodrigues.

Suplentes do Benfica: Svilar, João Ferreira, Samaris, Taarabt, Everton, Waldschmidt e Darwin.

Suplentes do Vilafranquense: Svilar, João Ferreira, Samaris, Taarabt, Everton, Darwin Núñez, Waldschmidt.

Cátia Carmo