Que tipos de testes de diagnóstico estão hoje ao dispor da população? Qual tem sido o seu papel na gestão da pandemia? Que mais-valias trazem para o contexto social, económico e da saúde?
Depois de dobrado o pico da segunda onda e já na perspetiva da campanha de vacinação, a TSF promove o debate chamando especialistas e diferentes visões políticas para analisar o valor do diagnóstico e a Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2.
Testagem massiva serve a Portugal?
A `Análise Covid-19: A Estratégia dos Testes à Lupa`, acontece com uma transmissão streaming em direto no site da TSF, a 15 de dezembro, pelas 15h00.
Terá como intervenientes: Maria Antónia Almeida Santos, Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, Ricardo Baptista Leite, médico infecciologista e deputado do PSD, Filipe Froes, médico pneumologista e coordenador do gabinete de crise covid-19 da Ordem dos Médicos, Alexandre Lourenço, Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares e Bernardo Gomes, médico de Saúde Pública na Administração Regional de Saúde do Norte.
Na sessão serão também discutidas estratégias implementadas por outros países, com a realização de testes rápidos generalizados para rastreio das populações como o caso inédito da Eslováquia, que testou metade da população, num só dia.
A estratégia de testagem massiva serviria a Portugal no atual contexto epidemiológico?