Sociedade

Passageiros que cheguem do Reino Unido podem ser testados já em Portugal

Photo by KAOTARU on Unsplash

Governo aprovou regime transitório que permite embarque nos voos sem realização de teste em solo britânico até dia 23 de dezembro.

O Governo português esclareceu, esta segunda-feira, que os portugueses que vivem no Reino Unido ou os cidadãos britânicos com residência em Portugal podem fazer o teste à Covid-19 em território português caso não o consigam realizar a tempo em solo britânico.

Em comunicado, o executivo português explica que, de forma transitória, as pessoas que não consigam realizar os testes são encaminhadas, nos aeroportos nacionais e pelas autoridades competentes, para fazerem o teste e ficarem em isolamento.

A medida deve vigorar apenas até ao dia 23 de dezembro, com a garantia de que nenhuma companhia aérea vai ser multada por transportar passageiros sem teste realizado.

Este domingo, o Governo emitiu um despacho no qual dava conta de que, "a partir das 00h00 de dia 21 de dezembro, segunda-feira", só podiam entrar em Portugal "os passageiros de voos provenientes do Reino Unido que sejam cidadãos nacionais ou cidadãos legalmente residentes em Portugal" e que estes passageiros "têm de apresentar, à chegada a Portugal, comprovativo de realização de teste laboratorial para rastreio da infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo".

LEIA AQUI TUDO SOBRE A COVID-19