Responsável destaca que a vacina é também "uma injeção de confiança e de segurança". Ao longo do dia as pessoas foram ficando mais tranquilas com o processo.
O primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 no Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra (CHUC) está a ser "muito bem-sucedido". O balanço é feito por Jacinto Oliveira, gestor de risco clínico e não clínico, que está responsável pelo processo. "Estamos a cumprir o planeado, até com cerca de duas horas de avanço", sublinha. A meio da tarde "era previsível que tivéssemos 250 pessoas vacinadas e já temos 360."
O local da vacinação situa-se junto ao serviço de urgência do Hospital Pediátrico. O dispositivo montado prevê que sejam vacinadas 720 pessoas por dia, "a uma cadência de dez pessoas a cada dez minutos", num total de 60 pessoas por hora.
Depois de serem vacinados, os profissionais de saúde esperam 30 minutos para "avaliar uma hipotética reação adversa". Caso alguém tenha uma reação, há um posto de emergência médica montado, para que seja garantida a sua estabilização, e, se necessário, o seu encaminhamento para o hospital.
Para Jacinto Oliveira o dia de hoje é um "marco de esperança" que permite uma "mudança na abordagem da doença e da pandemia". O enfermeiro destaca que a primeira fase da vacinação é também "uma injeção de confiança e de segurança", porque significa que "há um horizonte relativamente breve em que os profissionais de saúde, nomeadamente aqueles que estão a tratar doentes Covid-19, podem fazê-lo de forma mais confiante e segura".
Embora o dia de hoje fique marcado por alguma ansiedade, o responsável conta que este sentimento se fez notar mais nas primeiras horas da manhã. "As pessoas vão-se cruzando, vão comunicando e a tranquilidade dos primeiros [a ser vacinados] acaba por tranquilizar quem vem depois".
No Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra a primeira fase de vacinação decorre até dia 30, quarta-feira. Em quatro dias vão ser vacinados mais de 2100 profissionais de saúde.