Política

Marcelo não teve de esperar para votar em aldeia de Celorico de Basto

Eduardo Pinto

Candidato apelou aos portugueses para irem às urnas e disse estar preparado para qualquer resultado.

O candidato Marcelo Rebelo de Sousa votou às 13h00 na Junta de Freguesia de Molares, em Celorico de Basto, concelho do distrito de Braga ao qual tem ligações familiares e onde está recenseado há 25 anos. Foi lá que disse que o dia está bom e que há segurança para que as pessoas vão votar.

O atual presidente da República chegou sozinho, a conduzir o seu carro, e depois de cumprimentar o presidente e o vice-presidente da Câmara de Celorico, entrou na sede da junta para exercer o seu direito cívico.

A ato foi rápido. Menos de dois minutos. E a seguir saiu para dizer aos jornalistas que neste dia eleitoral "tem sido possível votar" e que "tem havido respeito por todas regras de segurança". Isto quer dizer que "as pessoas podem escolher várias horas até ao encerramento das urnas", para poderem "votar sem problema".

Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda que é urgente rever a lei eleitoral para que seja possível criar outras opções de votação para os portugueses que residem no estrangeiro. "Infelizmente para cada eleição há um sistema de voto diferente e não é possível nas presidenciais o voto por correspondência, mas espero que venha a ser no futuro", salientou.

O chefe de Estado disse ainda que encarou esta eleição "sem nervosismo nenhum" e "depois de muitas eleições ganhas e perdidas" já está "preparado para tudo". Daí que tenha aprontado "um discurso para a derrota, um para a segunda volta e outro para a vitória".