Mundo

Principal aeroporto do sul da China foi o mais movimento do mundo em 2020

epa08939889 A security staff wearing protective equipment stands on the airport in Harbin, Heilongjiang province, China, 15 January 2021. According to the National Health Commission, there are 144 COVID-19 new cases reported in mainland China on 15 January. China's northeastern Heilongjiang province on 13 January declared a state of emergency as the outbreak spreads. Suihua city on the border with Russia has been locked down as well as other small cities nearby. The latest outbreak happened in Hebei province near Beijing. The capital city Shijiazhuang, Xingtai and Langfang cities, are also sealed. Other provinces and cities have imposed strict measures and 14 days of quarantine for returning home residents. The Chinese government discourages people from traveling during the Lunar New Year festival, which is the biggest human migration in the world. The government advises citizens to stay safe and gather with their families online. EPA/ALEX PLAVEVSKI EPA

Foram 43,77 milhões os passageiros que passaram pelo Aeroporto Internacional Baiyun no ano passado.

O principal aeroporto da província chinesa de Guangdong, que faz fronteira com Macau e Hong Kong, foi o mais movimentado do mundo, em 2020, ultrapassado o de Atlanta, nos Estados Unidos.

No total, 43,77 milhões de passageiros passaram pelo Aeroporto Internacional Baiyun, em Cantão, capital da província de Guangdong e a maior cidade do sul da China.

Os dados, publicados no portal oficial do aeroporto, indicaram que este foi o mais movimentando do mundo, apesar de ter reduzido o número de passageiros em mais de 40%, durante o ano passado, refletindo o impacto da pandemia da covid-19 no tráfego aéreo.

No Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta, o número de passageiros caiu 61,17% em 2020, em comparação com o ano anterior, para 42,9 milhões.

Atlanta detém o recorde do aeroporto mais movimentado do planeta há 22 anos, em parte devido por servir de base à maior companhia aérea norte-americana, a Delta Air Lines.

Em 2019, o aeroporto de Cantão movimentou 73,38 milhões de passageiros, o que o colocou no 11.º lugar da classificação mundial.

No entanto, durante 2020, as medidas rígidas aplicadas pelas autoridades chinesas contra a covid-19 levaram a uma recuperação da normalidade mais cedo do que em outras partes do mundo, de modo que o tráfego voltou a fluir mais cedo.

Por exemplo, o aeroporto de Cantão registou mais de cinco milhões de passageiros em novembro passado, o único no mundo a ultrapassar esta barreira mensal desde o início da epidemia, de acordo com mesmo o comunicado.