Desporto

Reviravolta na Pedreira. Braga vence e isola-se no 3.º lugar

Os jogadores do Sporting de Braga festejam um golo contra o Portimonense durante o jogo a contar para a Primeira Liga de Futebol realizado no Estádio Municipal de Braga, 4 de fevereiro de 2021. HUGO DELGADO/LUSA LUSA

Minhotos vencem o Portimonense por 2-1. Veja os golos.

O Sporting de Braga deu a volta ao resultado e venceu esta quinta-feira o Portimonenses por 2-1, num jogo da 17.ª jornada da I Liga, aproximando-se do segundo lugar do FC Porto.

O golo do Portimonense surge perto da meia hora de jogo, numa jogada rápida dos algarvios que começou no guarda-redes Ricardo Ferreira. O avançado Beto subiu em velocidade e cruzou para a finalização certeira de Aylton Boa Morte. Foi o segundo golo do jogador no campeonato.

Numa fase em que o jogo parecia estar adormecido, sem oportunidades de golo na segunda parte, surge o golo de empate do Braga a relançar o jogo. Aos 62 minutos, um excelente remate de Lucas Piazon, fora da área, bate o guarda-redes Samuel. A bola entrou colada ao poste direito da baliza, sem hipótese de defesa para o guardião do Portimonense.

A reviravolta surgiu aos 70 minutos, por intermédio de grande penalidade, depois de Ricardo Horta ser derrubado por Lucas Possignolo. O mesmo Ricardo Horta foi chamado a converter e não desperdiçou. Marcou o seu sexto golo na I Liga.

Com este triunfo, o Sporting de Braga está no terceiro lugar, com 36 pontos, e encurtou para três a diferença para o FC Porto, que empatou esta quinta-feira com o Belenenses SAD. Já o Portimonense somou a segunda derrota consecutiva e é 14.º, com 15.

Aos 5 minutos de jogo, Castro precisou de receber assistência médica. Volta agora a jogar-se. Quatro minutos depois, o jogador não recupera e tem mesmo de sair do jogo. Entra André Horta para o seu lugar, que se vai juntar ao irmão Ricardo Horta dentro de campo.

Aos 23 minutos, surge um golo do Portimonense! Grande trabalho de Beto na esquerda. O avançado dá a bola ao lado e Aylton Boa Morte encosta à boca da baliza.

Intervalo na Pedreira! Ao intervalo, a vantagem é da formação algarvia.

Recomeça o jogo! Há nova substituição no Sporting de Braga: Tormena rende Rolando. Do lado do Portimonense, a troca é na baliza. Entra Samuel para o lugar de Ricardo Ferreira. Aos 59 minutos, cartão amarelo mostrado a Ewerton por falta sobre Ricardo Horta.

Aos 62 minutos, numa fase em que o jogo parecia estar adormecido, Lucas Piazon faz o empate com um excelente remate, fora da área. Colou a bola junto ao poste direito da baliza à guarda de Samuel. Sem hipótese de defesa para o guarda-redes do Portimonense.

Cinco minutos depois, tripla substituição no Portimonente: Beto, Luquinha e Aylton Boa Morte saem para as entradas de Bruno Moreira, Fabrício e Anderson. No minuto a seguir, alterações também no Braga, com Gaitán a entrar para a vez de Piazon. Galeno é substituído por Abel Ruiz.

Aos 70 minutos, penálti a favorecer o Braga depois de Ricardo Horta ser derrubado na área por Lucas Tagliapietra. É o próprio Ricardo Horta que é chamado para converter e não perdoa! Bola para um lado, guarda-redes para o outro. Está feita a reviravolta.

Nove minutos depois, Borja sai e é substituído por Raúl Silva. Fim do jogo! O Braga vence o Portimonense por 2-1 e ocupa o terceiro lugar, agora com 36 pontos.

Onze inicial do Braga: Matheus; Ricardo Esgaio, David Carmo, Rolando e Borja; Lucas Piazon, Al Musrati, Castro e Ricardo Horta; Galeno e Sporar.

Suplentes do Braga: Tiago Sá; Zé Carlos, Tormena, Cajú, Raul Silva, João Novais, André Horta, Abel Ruiz e Nico Gaitán.

Onze inicial do Portimonense: Ricardo Ferreira; Anzai, Lucas, Lucas Possignolo e Fali Candé; Dener, Ewerton, Luquinha e Henrique; Aylton Boa Morte e Beto.

Suplentes do Portimonense: Samuel; Moufi, Pedro Casagrande Oliveira, Rómulo, Jafar Salmani, Poha, Fabrício, Anderson Silva e Bruno Moreira.