Na aldeia de Jenggot, a chuva provocou inundações que atingiram várias casas onde funcionam indústrias artesanais de tingimento de tecidos. A chuva arrastou os pacotes de corante e a água nas ruas ficou ficou com cor vermelho carmesim.
Uma aldeia da Indonésia foi inundada por água de cor carmesim, depois de uma torrente ter atingido um centro de tingimento de tecidos no centro de Java. O acontecimento está a gerar frenesim nas redes sociais.
Moradores de Jenggot, perto da cidade de Pekalongan, foram vistos a nadar nas águas vermelho-sangue no sábado, e muitos partilharam online imagens do fenómeno, adianta a agência France Press. A chuva arrastou os pacotes de corante e a água das ruas ficou ficou com cor vermelho carmesim.
As autoridades confirmaram que a cor única teve origem numa tinta de tecido inofensiva, usada por várias fábricas na região. A cidade de Pekalongan é conhecida pela indústria têxtil artesanal, com muitas indústrias caseiras a florescer por todo o município.
"Não despejaram o corante propositadamente, mas várias indústrias domésticas foram inundadas, e os pacotes de corante foram levados pela água", admitiu à AFP o representante da proteção civil local Dimas Arga Yudha.
O corante não é tóxico nem perigoso. As autoridades locais recorreram a bombas para drenar a área inundada, que foi limpa em menos de uma hora.
As inundações são muito comuns em todo o arquipélago da Indonésia, em especial durante a estação das chuvas. Em janeiro, pelo menos 21 pessoas morreram e mais de 60 mil foram alertadas para abandonar as suas casas depois de uma série de grandes enchentes ter atingido Kalimantan do Sul.