José Manuel Silva é a opção do PSD para tentar ganhar a Câmara de Coimbra. Nome foi confirmado por Nuno Freitas, o candidato que era apoiado pela concelhia, e que anuncia também a saída da vida política.
A hipótese já corria há algum tempo nos bastidores: José Manuel Silva vai ser o candidato à Câmara de Coimbra pelo PSD. Pelo caminho, fica Nuno Freitas, o nome que era apontado pela concelhia.
É a primeira imposição conhecida da direção de Rui Rio que, na elaboração das listas autárquicas, tem mão mais forte e decisão nas capitais de distrito e outras cidades com mais de 100 mil habitantes.
José Manuel Silva, ex-bastonário da Ordem dos Médicos, era um nome que já há semanas se falava de que poderia ser o candidato autárquico, mas para isso a direção do partido teve de contrariar a vontade de um outro médico, Nuno Freitas, ex-presidente da concelhia e a opção natural da estrutura local.
O anúncio foi feito pelo próprio Nuno Freitas na página de Facebook através de um vídeo no qual diz que "não estará nas próximas eleições autárquicas porque respeita a decisão legítima do partido".
"Fui informado pela direção nacional, pelo secretário-geral, que o PSD decidiu não apoiar a decisão do PSD Coimbra, dos órgãos concelhios e distritais, de apoiar o meu nome. [O PSD] vai apoiar o professor José Manuel Silva", diz Nuno Freitas garantindo que respeita a decisão "como militante disciplinado, embora considere que é uma estratégia errada".
Nuno Freitas, na longa mensagem em vídeo, diz ainda que se afasta agora da vida política ativa, notando que "é preciso saber parar e respeitar". "Há muitos que dizem que vão andar por aí, eu não vou andar por aí", nota o médico que termina a intervenção lendo uma passagem de um livro do fundador do partido, Francisco Sá Carneiro.