Sociedade

Fatura da água vai descer em Lisboa para 32 mil famílias

Photo by Serenity Mitchell on Unsplash

Executivo municipal estima uma redução média de dez euros por mês no preço da fatura.

A câmara municipal de Lisboa aprova, na próxima quinta-feira, a descida automática da tarifa social para famílias mais carenciadas, uma das medidas previstas no acordo de governação PS/BE.

Em declarações à TSF, o vereador dos Direitos Sociais, Manuel Grilo, explicou as pessoas com baixos rendimentos "vão ter um desconto muito significativo na água, saneamento e resíduos" que pode atingir os 65%.

O executivo municipal estima que o desconto seja, "em média, de 10 euros por mês" e, uma vez que o universo de aplicação desta tarifa é o mesmo da tarifa social da eletricidade, a redução de preço deve chegar a "32 mil agregados familiares".

Manuel Grilo desvaloriza o impacto que a medida, uma vez que não será "muito significativo" para o orçamento da câmara de Lisboa nem para o da EPAL, que vai suportar "a maioria dos custos".

"Ainda poucos concelhos têm esta tarifa social automática", nota o vereador, que espera que a medida seja aprovada no dia 18 de março.

Segue depois um pedido à Direção-Geral das Autarquias Locais para que inicie os procedimentos necessários para efetivar este apoio.

Rui Silva