Mundo

Acordou um vulcão adormecido há 900 anos na Islândia

Erupção do vulcão Fagradalsfjall Jeremie Richard/AFP

Tal como se esperava, o vulcão Fagradalsfjall entrou em erupção e começou a expelir lava.

Após semanas de atividade sísmica intensa na península de Reykjanes, na Islândia, entrou em erupção este fim de semana o vulcão Fagradalsfjall, adormecido há 900 anos.

A erupção era esperada na sequência de uma atividade sísmica sem precedentes, com mais de 50.000 terramotos em apenas três semanas, provocada pelo movimento do magma subterrâneo sob a península.

As autoridades apelaram aos islandeses que não se aproximassem do vulcão, mas a erupção lenta e considerada pequena atraiu dezenas de curiosos ao local.

As emissões de gases perigosos para a saúde, em especial dióxido de enxofre, podem ser elevadas nas proximidades de uma erupção vulcânica, pelo que os moradores das localidades próximas estão a ser também aconselhados a manter as janelas fechadas.

A lava expelida pelo Fagradalsfjall não deve constituir um risco para a população, mas está em prontidão maquinaria pesada para, se necessário, abrir valas na terra para mudar o curso da lava, afastando-a de localidades. Em 1973 foi implementado um plano semelhante para salvar a principal cidade da ilha vizinha de Heimaey.

Segundo o instituto meteorológico Islândia, citado pela AFP, o Fagradalsfjall está inativo há 900 anos. Estima-se que a última erupção na península de Reykjanes tenha ocorrido há quase 800 anos, por volta do ano 1240.

Carolina Rico