Mundo

Mais de 100 detidos em Londres em protestos contra poderes policiais

Protestos "Kill The Bill" Tolga Akmen/AFP

Mais de uma centena de pessoas foram detidas em Londres enquanto se manifestavam contra o aumento de poderes para a polícia pretendido pelo governo.

Em várias cidades do Reino Unido, milhares de pessoas manifestaram-se, este domingo, contra a proposta da Lei da Polícia, Crimes, Sentenças e Tribunais, seguindo o 'slogan' "Kill the Bill" ("Matem a Lei").

Segundo a polícia, a maior parte dos protestos foi pacífica e muitos manifestantes mantiveram a distância física, mas cerca de uma centena de pessoas provocaram distúrbios e foram detidas por desacatos violentos, ataques a polícias e violação das restrições em vigor por causa da Covid-19.

Pelo menos dez agentes da polícia sofreram ferimentos ligeiros, de acordo com as autoridades.

A proposta de lei visa dar mais poderes à polícia em Inglaterra e no País de Gales para reprimir manifestações pacíficas, se as considerarem demasiado barulhentas ou entenderem que geram algum tipo de perturbação.

Uma manifestação contra a proposta legislativa em Bristol, no sudoeste de Inglaterra, degenerou em violência, com polícias feridos, uma esquadra danificada e carros da polícia incendiados.