Artes

Três aguarelas de Hitler vendidas por 42 mil euros

Três aguarelas de Hitler vendidas por 42 mil euros dr

Três aguarelas de autoria atribuída a Adolf Hitler foram leiloadas por 42 mil euros em Nuremberga, na Alemanha. As telas assinadas e datadas de 1910 e 1911 foram vendidas a compradores que fizeram licitações por telefone.

O quadro que retrata a cidade austríaca de Weissenkirchen atingiu o valor mais elevado, 24 mil euros, noticiou a agência Reuters.

As aguarelas foram criadas numa altura em que Hitler morava em Viena e tentava seguir a carreira de artista, décadas antes vir a tornar-se líder da Alemanha e desencadear a Segunda Guerra Mundial.

Segundo o leiloeiro, a qualidade das pinturas é equivalente ao trabalho de «um professor de artes de uma cidade pequena que tenha aprendido a desenhar» e não revelam grande valor artístico.

Nos últimos tempos têm surgido várias pinturas de Hitler a leilão. Em Abril, 13 das que se acredita serem pinturas do início de carreira foram vendidas em Shropshire, na Inglaterra, por mais de 100 mil euros

Anteriormente, em 2006, 21 pinturas do Führer foram vendidas por 140 mil euros. Na altura, foi divulgado que teriam sido encontradas em 1945 por um soldado britânico na Alemanha.

Apesar de o trabalho artístico ser considerado modesto, os leilões destas obras têm atraído compradores que as adquirem por valores elevados, e, ao mesmo tempo, têm gerado controvérsia, com algumas pessoas a questionar a autenticidade das aguarelas, e outras a moralidade de se lucrar com o trabalho do líder nazi.

Hitler chegou a inscrever-se na Academia de Belas Artes de Viena para seguir estudos de pintura, mas a candidatura foi rejeitada por falta de talento.